Sinagogas no Habbo Hotel

As sinagogas surgiram no Habbo Hotel no ano de 2019 pelo Eduardohe834, o que não se sabe ao certo é qual o dia exato surgiu a primeira sinagoga no jogo, mas o que podemos afirmar é que a única que se tem até 2019 ativa é a Sinagoga Kahal Zur Israel inspirada na de Recife no Brasil, é claro que de forma adaptada para o Habbo Hotel.

 O que muitos não entendem é que poucos jogadores conhecem sobre sinagogas ou o que elas seriam ou representam. Mas se caso desconheça não se preocupe iremos lhe explicar o que seria. As sinagogas são locais de culto dos judeus, onde os judeus liam a torá (os cinco livros de Moisés) e também os profetas (antigo testamento), o que era algo mais familiar possível e fechado, até mesmo acontecia numa casa de um dos judeus.

 Por isto no Habbo Hotel dificilmente é de se ver uma sinagoga, porque a maioria dos quartos são trancados e costuma ser algo mais interno, percebemos também que elas na maioria das vezes não possuem altar, costuma ser vários bancos e no centro os materiais sagrados do povo judeu. Na Sinagoga Kahal Zur Israel no Habbo Hotel  resolveram adaptar para um modo em que o público pudesse vir a conhecer e que os rabinos em certos momentos pudessem palestrar, mas este é uma versão pública moderna, mas as demais são totalmente fechadas e costuma ser algo interno. O que percebemos muito é que as pessoas se espantaram achando que isto era igreja, mas se partimos da ideia que sinagogas é algo mais fechados, até as portas das sinagogas chega ser muito diferente que as igrejas. Porque igreja se aplica na realidade em congregação de pessoas que se reúnem para adorar a d'us e a Jesus Cristo, a palavra grega "eclésia" se refere as pessoas, que posteriormente também ganhou significado de um lugar onde estas pessoas se congregam para adorações afirma o Rabino Eduardohe834.

 

 No dia 20/12/2019 por volta das 23:00 horas (Horário de Brasília) o rabino responsável pelas sinagogas no Habbo Hotel resolveu fazer mais um de seus programas "Pergunta ao Rabino" e vocês poderá conferir as perguntas que foram feitas e as respostas que foram dadas.

 

 Vocês usam candelabro? Qual seria o nome se caso usem e para que serve ou representa?

Resposta: - Chamamos de Menorá, que no hebraico tem o significado de lâmpada, candelabro... A menorá é um candelabro constituído de sete braços. Originalmente ela era um objeto constituído de ouro batido, maciço, puro, feito por Moisés para ser colocado dentro do Santo Local, juntamente com o altar de incenso e a mesa dos pães da proposição. O que se aprende é que ela simboliza os arbustos em chamas que Moisés havia visto no Monte Sinai. 

 A primeira Menorah foi feita obedecendo a instruções minuciosas do Eterno. Na Menorá, há sete braços ao todo: uma haste central, e três braços que saiam de cada lado. De uma forma total ela simboliza a presença de d'us com os homens da terra.

 Vocês usam chapeuzinhos na cabeça?

Resposta: - Sim, usamos um kipá que é um lembrete constante da presença de D'us. Relembra o homem de que existe alguém acima dele, de que não há alguém maior que o está acompanhando em todos os lugares e está sempre o protegendo, como o arco, e o guiando. Onde quer que vá, o judeu sempre será acompanhado por D'us. Nossos sábios afirmam que cobrir a cabeça também está associado à humildade pois nos lembra que existe algo acima de nossa cabeça. No habbo Hotel ele é representado pelo Bibico

 

 O Kipar deve estar sempre sobre a cabeça, lembrando que há alguém acima de nós, observando todos os nossos atos. Isso faz com que reflitamos sobre os nossos comportamentos e ações.

 

 Vocês usam algo para fazer algum tipo de barulho nos rituais? tipo... Um sino?

Resposta: Temos o Shofar. É um dos instrumentos de sopro mais antigos do mundo. Em tempos bíblicos, seu uso mais importante era para intimidar o inimigo, declarar guerra e convocar a população para se reunir. De acordo com a tradição, no primeiro dia de Elul (último mês do calendário judaico), um mês antes de Rosh Hashaná (ano novo judeu), Moisés subiu ao topo do Monte Sinai para receber os Dez Mandamentos pela segunda vez.  No Habbo Hotel usamos o efeito sonoro efeito pad (azul) para representá-lo

 Ele tocou o Shofar para fazer os hebreus se lembrarem de que não deveriam pecar e nem construir um bezerro de ouro. Da primeira vez que Moisés subira ao Monte para receber os mandamentos, os filhos de Israel haviam construído um bezerro de ouro, que foi condenado por Moisés (por representar a idolatria e os falsos deuses, Êxodo 32).

 Por esse motivo, o Shofar não é feito com chifres de vaca. Ao invés disso, é feito com chifres de carneiro, em comemoração à não ocorrência do sacrifício de Isaac. Há uma passagem que conta que Abraão deveria sacrificar seu filho único, Isaque, para provar sua fé. Mas no último momento, D'us disse que o sacrifício não era necessário, e um carneiro foi sacrificado no lugar de Isaac. Para honrar esse animal, os judeus usam um chifre de carneiro nos serviços religiosos. A partir da passagem de Moisés, o Shofar, que até então não era tocado somente no primeiro dia de Elul, passou a ser tocado durante todo mês, para lembrar a todos que os dias de reverência estão chegando, e que deve fazer um exame de consciência e aperfeiçoar o comportamento.

 Não se confundam que existe trombetas e existe Shofar! O povo de Israel quando ficarem quarenta anos no deserto viajando até encontrar a terra prometida, cada viajem eles acampavam, depois seguia mais alguns dias, quando se dava início à uma nova viajem se tocavam as trombetas, porém a trombeta ela é artificial, a trombeta se pararmos para observar as pessoas pegam um metal ou ouro que é alguma coisa sempre que o homem fez ou desenvolveu e transformou, porém o Shofá não. Ele é extremamente natural, ele não é revestido de ouro nem nada, chamamos isto "de volta para nossa própria natureza, para nossa própria conexão" que foi o dia em que d'us fez o Ser Humano ele criou uma alma e deu o sopro da vida, e por esta alma ser um sopro divino ela se parece com quem soprou.

 OS TOQUES DO SHOFAR tem diferentes significados:  

 O toque liso - É quando as coisas vão bem, é quando estar tudo bem. No Habbo Hotel o toque liso é quando se toca uma vez e espera terminar o som para se tocar novamente durante uns 10 segundos na média ficam tocando, já no caso do toque quebrado é usado o efeito sonoro antes mesmo de terminar e rapidamente.

 O toque quebrado - (TRUUUN TRUUUN TRUN TUN): Isto simboliza que mesmo que na vida as coisas estão quebradas ou as coisas acontece um pouco diferente, não tá indo, mas mesmo assim d'us está com você neste momento. 

 

 Vocês tem alguma vestimenta branca e azul, algo usado nos ritos judaicos?

Resposta: Temos o Talit (Xale de Orações). Acessório religioso em forma de um xale feito de seda, lã ou linho, no Habbo Hotel representamos ele pela Camisa Vitoriana + Ponche Apache e alguns outros chegando a usar Smoking Impecável ou Camisa de Smoking. Mas o certo é Camisa Vitoriana, pois tem franjas em suas extremidades ("tsitsiot"). É usado na hora das preces judaicas, principalmente no momento das orações de Shacharit (primeiras orações feitas pela manhã). O Talit é usado por homens quando rezam, nos serviços religiosos matutinos, isto é, quando há luz suficiente para que as franjas sejam vistas com facilidades.

 De todas vestimentas associadas com a vida judaica, nenhuma é mais importante que o Talit e os Tefilin (filactérios). A referência ao Talit nas escrituras, onde Moisés diz: "Fala aos filhos de Israel e diz-lhe que façam para eles as franjas sobre as bordas de suas vestes", de modo que cada vez que virmos as franjas nos lembraremos dos mandamentos de D'us. O Talit foi criado como uma vestimenta para conter as franjas (tsitsiót). Os cabalistas falam do Talit como uma vestimenta especial que inspira temos e reverência durante a oração. Originalmente, a palavra significava "túnica" ou "manto".

O talit (também conhecido como "talit gadol" - טלית גדול) é usado pelos homens no momento da oração na sinagoga e no momento da oração do Shacharit. O talit isola o que esta orando do mundo a sua volta e facilita-o na em sua concentração durante a oração. Sobre o talit se interpreta que um dos objetivos deste acessório é criar um ambiente de igualdade entre os que estão orando na sinagoga, tendo então concordância com uma cobertura homogênea que estaria sobre as roupas que as pessoas realmente estavam usando – que mostram a qualidade e o estado econômico do que ora.

 Entre os asquenazitas, o costume de se cobrir com o talit se reserva aos homens apenas após o casamento. De acordo com este costume, quando se está solteiro, é permitido cobrir-se com talit só em ocasiões especiais, como no momento que eles são chamados para serem “Olim” - עולים (plural de “Olê” - עולה, denominação aos que são chamados para ler a Torá nas sinagogas). Os judeus orientais (também chamados de “mizrahiim”) têm o costume de se cobrir com o talit a partir da idade de treze anos, quando o menino faz o Bar Mitzvah ou até mesmo antes dessa cerimônia. Comunidades Conservadoras e Reformistas permitem também é às mulheres fazerem uso do talit apesar da lei Judaica tradicional isentarem as mulheres dessa obrigação.

 É usado vinho nos ritos da sinagoga?

Resposta: - Sim é usado o vinho, que é considerado uma das bebidas mais nobre. Inclusive no Shabbat tem uma benção sobre o vinho, nós santificamos o dia através da benção do vinho.

 No ano novo como seria a mesa na tradição judaica?

Resposta: - Sempre tem o vinho,  um copo (cálice) que é usado também em shabbat e nas atividades, porém o copo sempre será arredondado porque o povo de Israel é comparado com uma maçã, a macieira ela dá a fruta antes das folhas e as outras árvores normalmente as folhas sai antes e depois vem as frutas, o cálice arredondado ou copo é uma lembrança do mérito de Israel que quando d'us ofereceu a Torá, eles falaram: "Nascer, faremos e ouviremos". Primeiro faremos, o povo de Israel demonstrou uma tamanha confiança em d'us única quando ele ofereceu a Torá rapidamente eles aceitaram, sem exigir nada e sem antes saber as leis aceitaram, depois foram ouvir o que estava escrito e por isto na mesa nunca falta a maçã, porque o fruto vem primeiro.

 Além disto temos o mel por ele ser doce, aproveitamos para pedir a d'us pela força da fala e do alimento a gente faz nosso pedidos para que nosso ano seja bom e doce. Mas curiosamente quem produz o mel? Certamente a abelha... A mesma abelha que pica ela dá o mel que é doce, então na  vida as vezes você recebe uma picada, mas saiba que isto é para seu mel e isto vai te levar para um patamar ainda melhor e vai te ajudar na concretização da sua missão e logo logo e a doçura irá parecer.